Midia como
espaço de
aprendizagem
A
mídia participa da constituição dos
sujeitos, porque
ela diz como o ser humano deve
ser e agir em determinadas situações, ela é capaz de interferir nos
pensamentos e nos
significados que o
sujeito produz.
Como a mídia é muito
atrativa, através de suas imagens, sons e textos ela
consegue através de suas
estratégias, capturar os telespectadores
para que ele receba a mensagem a qual é intencionada a um público
destinado, assim interferindo nas
identidades da sociedade.
Um
programa de televisão, um
comercial, um filme, um jornal,
são
produzidos e
articulados com o
intuito de dirigir ou
endereçar-se a um público alvo.
Por exemplo, o
programa Bom
Dia e Cia na SBT, pela manhã, é endereçado ao
público infantil. Durante o
programa, além dos
desenhos animados, há
uma parte da programação,
que
os apresentadores conversam
com as crianças, eles imploram que
as mesmas liguem para o programa
para participar de alguns jogos e brincadeiras, concorrendo
brindes. Durante o intervalo eles
dizem: - não saiam daí, já voltamos
com muitas atrações, não
percam. Este, como muitos
outros programas,
eles manipulam e seduzem de alguma forma, para que as crianças
não
saem da frente daquela emissora, chamando-as
para participar da programação e que
reconheçam-se parte daquele programa.
O
educador ao
trabalhar em sala de aula com a televisão, ele
pode fazer um levantamento com as
crianças, para conhecer quais os
programas infantis que elas costumam
assistir, e trabalhar com artefatos
culturais como, filme e possiblitar um dialógo após
assistirem, para que o educador
possa dialogar
com seus alunos a
influência das mídias, a mensagem que ela quer transmitir, saber diferenciar a
vida real da vida imaginária.
Ao lado estará em artigo para complementar o que foi escrito, clique aqui
Ao lado estará em artigo para complementar o que foi escrito, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário